Câmara de São Julião – PI retoma os trabalhos legislativos e aprova cinco Projetos de Leis

por saj publicado 10/02/2019 08h45, última modificação 10/02/2019 08h46

A Câmara Municipal dos Vereadores de São Julião – PI que tem como Presidente o Vereador João Neto Leal  retomou os trabalhos legislativos na noite desta sexta-feira, 08 de fevereiro.

Com todos os vereadores presentes, a pauta da primeira Sessão Ordinária do ano de 2019 contou com cinco Projetos de Leis que foram apreciados e aprovados por unanimidade pelos parlamentares.

 Nova Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de São Julião – PI

 

 O primeiro Projeto de Lei oriundo do executivo municipal tratava sobre o reajuste de 4,61% aos servidores efetivos, inativos e pensionistas municipais com rendimento superior a um salário mínimo.

O segundo Projeto de Lei encaminhado pelo executo municipal dispunha sobre a adequação dos vencimentos dos servidores públicos municipais e comissionados em face do reajuste do salário mínimo nacional.

Sessão Ordinária na Câmara dos Vereadores de São Julião – PI

 

O terceiro PL encaminhado pelo executivo autoriza o aumento salarial dos profissionais da educação básica em conformidade com o Piso Nacional dos Profissionais de Educação que fixa o valor de R$ 2.557,74 para jornada de 40 horas semanais.

O quarto PL a ser apreciado também de autoria do executivo municipal autoriza o reajuste dos vencimentos dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias (ACE) adequando à Lei Federal Nº 13.708, de 14 de agosto de 2018 que fixa o valor mensal de R$ 1.250,00 aos devidos profissionais. O PL autoriza ainda o aumento salarial de todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Público presente à primeira Sessão Ordinária de 2019 em São Julião – PI

 

O legislativo municipal apreciou ainda durante a sessão, o quinto Projeto de Lei que autoriza o reajuste dos subsídios dos vereadores na legislatura 2017/2020. O reajuste foi fixado em 4,9% conforme o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

A abertura dos trabalhos legislativos contou ainda com a presença de diversas autoridades municipais como o prefeito Dr. Jonas; o vice-prefeito, Sodson Rocha; ex-vereador, Né Rocha; sec. de Educação Claudete Alencar; o comandante do GPM, Sargento Xavier; o profissional do Mais Médicos, Dr. André; coordenadora do Bolsa Família, Flaviana Alzira; pastor Djalma; Irmão Édio, dentre outros.

 Autoridades presentes à primeira Sessão Ordinária de 2019 em São Julião – PI

 

 No segundo momento da Sessão Ordinária, após os Projetos de Leis terem sidos apreciados e aprovados por unanimidade, o presidente da Casa Legislativa, João Neto Leal concedeu a palavra às autoridades presentes.

Fizeram uso da palavra o comandante do GPM de São Julião, sargento Xavier, o profissional do Mais Médicos, Dr, André, Irmão Édio, representando a Igreja Assembleia de Deus, a coordenadora do Bolsa Família, Flaviana Alzira e o ex-vereador Né Rocha. Todos parabenizaram a nova mesa diretora em nome do presidente João Neto Leal e teceram algumas informações importantes sobre suas funções no município.

Vice-prefeito Sodson Rocha discursa durante Sessão Oridnária

 

Quem também fez uso da palavra foi o vice-prefeito Sodson Rocha que ao parabenizar a nova mesa diretora disse que os vereadores de São Julião – PI estão de parabéns. “Estão de parabéns os vereadores deste município, pois acabaram de aprovar Projetos de Leis importantes. Isso é muito bom, a união de todos em beneficio da população. Desejo boa sorte ao novo presidente e a mesa diretora neste próximo biênio”, enfatizou o vice-prefeito.

Ao fazer uso da palavra o Prefeito Dr. Jonas elogiou a capacidade de aglutinação do vereador João Neto, eleito presidente da casa legislativa por unanimidade no final do ano passado. “O vereador João Neto Leal conseguiu aglutinar todos, isso se chama harmonia, e onde tem harmonia há paz e prosperidade”, disse o chefe do executivo municipal.

Prefeito Dr. Jonas discursa na abertura dos trabalhos legislativos de 2019 em São Julião – PI

 

Durante a sua fala, o Prefeito Dr. Jonas lembrou das dificuldades em governar o município de São Julião – PI sem auxilio do governo e disse que tem elencado prioridades em sua gestão. “Vivemos um momento de arrocho salarial, com muitas dificuldades, onde o cinto aperta cada vez mais, tenho preservado duas coisas importantes em minha gestão, não demitir funcionários e manter o pagamento destes em dias”, frisou o prefeito.

O prefeito Dr. Jonas disse ainda que apesar das dificuldades não tem medido esforços em cuidar do município e manter a máquina administrativa funcionando. “Hoje todos os Projetos de Leis enviados por mim à Câmara Municipal são de reajuste salarial de nossos servidores. Além disso, acabamos de adquirir a mobília completa e equipamentos hospitalares para o centro de saúde, governar é isso, ter um município inteiro para cuidar, mas por falta de recursos estarmos sempre elegendo prioridades”, finalizou Dr. Jonas.

Sessão Ordinária na Câmara dos Vereadores de São Julião – PI

 

Após a fala do Prefeito Dr. Jonas, o presidente da casa legislativa, João Neto Leal agradeceu a todos pela presença e declarou encerrada a Sessão Ordinária.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal dos Vereadores de São Julião – PI acontecerá dia 22 de fevereiro.

Veja fotos:

Fonte: Portal É Noticias